ACCIE comemora seu Centenário com homenagens em jantar festivo
Evento contou com a presença da presidente da Federasul, Simone Leite
Uma noite festiva marcada pela emoção e homenagens. Assim foi o jantar de aniversário de 100 anos da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) realizado no dia 26 de abril, no Salão de Eventos do Pólo de Cultura, no Parque da ACCIE, que ficou lotado com a presença de mais de 300 pessoas. A entidade foi fundada no dia 2 de abril de 1919.
A solenidade foi prestigiada pelo prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt e a Primeira-Dama Rosmari Schmidt; Deputado Estadual Paparico Bacchi, representando a Presidência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; vice-prefeito Marcos Lando; presidente do Poder Legislativo, vereador Alderi Oldra; juiz Diretor do Fórum, Dr. Juliano Rossi; presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Simone Leite; vice-presidente de Integração da Federasul, Rafael Goelzer; vice-presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa; diretor da Federasul, Paulo Fritzen; secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias, representantes de entidades de classe, culturais e étnicas, imprensa, associados e convidados.
O cerimonial iniciou com a apresentação de breves vídeos institucionais das empresas patrocinadoras: na categoria Diamante: a Unimed Erechim, e na categoria Ouro: Cavaletti, Sicredi e Comil. Na sequência, os convidados assistiram ao audiovisual alusivo ao Centenário da ACCIE, contendo um pouco da trajetória histórica e entrevistas com ex-presidentes.
ACCIE JOVEM E FRINAPE DO CENTENÁRIO DA ACCIE
Dando início aos pronunciamentos, o presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, enalteceu o sonho daqueles precursores, homens de visão, que naquela oportunidade, em 1919, criaram a então Associação Comercial de Erechim, e deram início a uma fascinante jornada do espírito empreendedor, de responsabilidade social e de comprometimento com os destinos de região e, especialmente, de Erechim. Ao destacar os presidentes que ao longo da história estiveram à frente da Entidade, afirmou que os dirigentes de hoje se alimentam dos bons exemplos, da força, do idealismo, da abnegação, da dedicação e compromisso daqueles homens e mulheres que os conduziram até aqui.
“Nesta longa jornada o mais relevante é que as pessoas são o ativo mais importante. Mais que as marcas, que os produtos, que as instalações, que nossos próprios negócios. São as relações com as pessoas que marcam a diferença e que nos fazem crescer. A confiança, o compromisso, a segurança, a lealdade permearam sempre nossa Entidade. Consideramos uma feliz coincidência e uma honra que este Centenário esteja sendo comemorado durante a vigência de nosso mandato. Nós, os membros da atual diretoria temos consciência de que passamos a compor o seleto grupo de pessoas que, há 100 anos, vêm sendo democraticamente eleitas para dirigir uma entidade representativa do empresariado de Erechim e Região”, afirmou Vendruscolo.
Segundo ele, esta jovem de 100 anos se dá o direito de olhar para a frente, pensando numa nova geração de líderes empresariais. Por isso, aproveitou a ocasião para fazer o lançamento da ACCIE Jovens Empresários, sob a liderança de Gregori Tormen e Vanderlei Carminatti, juntamente com outros jovens empresários. Ainda vislumbrando o futuro, fez o lançamento extraoficial da Frinape dos 100 Anos da ACCIE, para a qual aproveitou para convidar todos os empresários e expositores para que se prepararem para mais um grande evento. “O lançamento oficial desta Feira, que irá marcar o Centenário da ACCIE, será realizado com um ano de antecedência. Estamos contando com todos vocês”, finalizou.
Logo após o seu pronunciamento, Fábio recebeu do presidente do Sindilojas Alto Uruguai e diretor da Fecomércio-RS, José Gelso Miola, acompanhado da esposa Lore Schelle Miola, e da presidente da CDL Erechim, Arlei Cavaletti, e seu vice-presidente Evandro Fhynbeen, placas em homenagem ao Centenário da ACCIE.
Um dos líderes da ACCIE Jovem, Vanderlei Carminatti, durante sua manifestação, afirmou que o principal objetivo é contribuir com a entidade, pois “acreditamos que com boas ideias, pessoas comprometidas e trabalho conjunto poderemos mudar o rumo de uma região”. Entre os objetivos estão fortalecer a rede de contatos, capacitar jovens empresários, empoderar mulheres empreendedoras, preparar os sucessores, fazer negócios, desenvolver parcerias comerciais e organizar missões empresariais para jovens empresários.
PROTAGONISMO
O presidente do Conselho Deliberativo, Claudionor Mores, enalteceu que nesses 100 anos a ACCIE foi, por inúmeras vezes, protagonista de muitos planos, projetos, ações, implantações de instituições, entidades, conselhos ou organizações que fazem parte da centenária Erechim. Foi também realizadora e parte de inúmeros eventos que promoveram ou fomentaram o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região.
Claudionor reforçou que a entidade não chegaria ao centenário sem uma legião de abnegados que, em nome de uma causa e de um sonho, buscavam permanentemente desenvolver cada vez mais a nossa região. Em nome do Conselho Deliberativo destacou, reverenciou e agradeceu a todos que fizeram parte dessa caminhada, dedicando especial atenção aos presidentes presentes. Ele ainda fez questão de destacar duas gestões disruptivas: “a do presidente Romeu Madalozzo (anos 60) e, na mais recente história, a liderada por Jaci José De Lazzari (1997 a 2008), que considerou com uma das mais audaciosas, com grande reforma estatutária e de grandes realizações no Parque da ACCIE, incluindo a cultura na sua missão, e criando o braço social da entidade, a Fundação ACCIE, assim com a construção do Pólo da Cultura e os pavilhões para a realização das feiras.
HOMENAGENS
As homenagens da noite iniciaram com os colaboradores da ACCIE recebendo o Pin dos 100 Anos, que foram entregues pelo presidente Fábio Vendruscolo e pelo vice-presidente Roland Koller: Maria de Lourdes Nilson, Angélica Jervinski, Tailine Brustolin, Giovani Chiochetta, Giovana Da Veiga Dariva e a assessora de imprensa Maria Lúcia Carraro Smaniotto. Também recebeu a homenagem César Permigiani, que não está mais na ACCIE, mas vestiu a sua camisa por 11 anos e participou da construção do Pólo de Cultura, na época como executivo da Entidade.
Em seguida, foi a vez de homenagear com o pin dos 100 anos as Rainhas da Frinape: Yáscara Sperhake, Débora Lunardi e Tainete Farina. Também recebeu o reconhecimento e a homenagem da ACCIE Julio Brondani, por ser o realizador de muitas Frinapes.
O momento principal da noite, foi a homenagem às pessoas que estiveram no comando da entidade em diversos momentos desta trajetória de 100 anos, impulsionando o desenvolvimento não somente do município, mas de toda região do Alto Uruguai Gaúcho. Receberam placas, o pin dos 100 Anos e as esposas flores os presidentes: Jandir Antônio Cantele, presidente da gestão 1983 a 1987; Flávio Zanardo – Presidente Gestão 1987 a 1989; Maximino Tormen – Presidente Gestão 1989 a 1991; Nilton Groch – Gestão 1991 a 1993; Mauro Gotler – presidente 1993 a 1997, homenagem recebida por Miguel Gotler; Deoclécio Corradi – Gestão 2008 a 2010; Mario Luiz Cavaletti, presidente da Gestão 2011-2012; Claudionor José Mores, presidente de 2013 a 2017; e Fábio Vendruscolo, presidente 2018 a 2019.
INSPIRAÇÃO, CORAGEM E DETERMINAÇÃO
Com essas palavras, a presidente da Federasul, Simone Leite, iniciou seu pronunciamento, lembrando que há 100 anos os empresários de Erechim identificaram que juntos são mais fortes e que a essência do empreendedorismo é ter paciência, perseverança e permanecer unidos. Segundo ela, o caráter associativo da entidade garante a sua independência e retira qualquer hipótese de constrangimento na defesa de seus princípios, quando eles estão em jogo. “Temos liberdade para elogiar ou para criticar qualquer governo e sistemas, e o fazemos sempre orientados por valores que visam o bem comum”, afirmou.
Simone Leite destacou que “nós, da Federasul, defendemos o engajamento cívico da classe produtiva, trabalhadores e empresários, na busca de soluções nas políticas públicas, ocupando espaços de decisão com os valores que produz”. A presidente da Federasul defendeu a participação empresarial para ajudar nas decisões políticas e econômicas, convidando a todos para saírem da zona de conforto para integrar um projeto em favor do futuro, nas mudanças que o Brasil precisa fazer, especialmente com relação à previdência brasileira e aos privilégios insustentáveis que se fantasiam em direitos supostamente adquiridos. Ou quebramos com os privilégios ou os privilégios quebrarão o Brasil”, sentenciou.
Ao finalizar, parabenizou a ACCIE e desejou vida longa aos empreendedores que fomentam negócios e defendem a região. Encerrando, convidou o vice-presidente de Integração da Federasul, Rafael Goelzer, para entregar uma placa para Fábio Vendruscolo. Simone também recebeu o pin dos 100 anos e flores.
PARABÉNS
Também se pronunciaram na solenidade de aniversário da ACCIE, e igualmente receberam o pin dos 100 anos, o presidente do Poder Legislativo, vereador Alderi Oldra; o Deputado Estadual Paparico Bacchi, representando a presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul; e o prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt. A cerimônia encerrou com autoridades e ex-presidentes cantando os parabéns a você para a ACCIE.
A noite foi abrilhantada com uma apresentação da cantora Ana Júlia, durante a recepção aos convidados realizada no hall de entrada, e durante o jantar e após, com uma apresentação da Banda de Jazz Cinnamon, com um repertório com clássicos do Jazz, da Bossa e do Soul music.