Viabilidade da retomada dos voos comerciais em Erechim foi tema de debate na ACCIE
A viabilidade econômica da retomada dos voos comerciais ao Aeroporto Comandante Kramer de Erechim foi apresentada, nesta segunda-feira, 17, no Polo de Cultura, a empresários e representantes de entidades públicas e privadas. O estudo é do Mestre em Administração e Especialista em Gestão Empresarial, Giovanni Dutra Menegazzo. O encontro foi promovido pela ACCIE, juntamente com a Prefeitura de Erechim, que estava representada pelo Secretário Municipal de Administração, Valdir Farina. A abertura do evento foi feita pelo presidente da ACCIE, Claudionor José Mores, que falou que estava abrindo aquele espaço para debate em razão da relevância do tema. O Secretário Valdir Farina falou que o Poder Público é parceiro de iniciativas que possibilitem o desenvolvimento do município e região e colocou a Prefeitura à disposição para ampliar o debate sobre o assunto.
Giovanni iniciou sua manifestação abordando algumas questões que são levantadas quando se trata desse tema como Erechim não possui demanda para operar rotas comericais, quando uma companhia aérea estava em operação a demanda de passageiros era muito baixa, a proximidade com os aeroportos de Passo Fundo e Chapecó é suficiente para suprir a demanda da região, o custo para a retomada do aeroporto é inviável e que falta força política.
O especialista explicou como fez o seu estudo, adotando ferramentas como planejamento estratégico, pesquisa de mercado, análise financeira e concluiu com a proposta de viabilidade, onde apresentou um programa de captação de recursos e o potencial de retorno. Utilizou uma base de dados e indicadores socioeconômicos, dados rodoviários, perfis de passageiros. Enfim, a partir de um aprofundado estudo ele apresentou para os presentes um novo olhar, desmistificando a ótica local e propôs uma solução prática realista.
Após sua explanação e resposta às perguntas dos presentes, o presidente da ACCIE afirmou que estará sendo constituída uma comissão com pessoas indicadas pela ACCIE e Prefeitura para aprofundar o tema e tentar o retorno dos voos comerciais a Erechim.