ASSOCIE-SE

Agende uma visita conosco e faça parte da ACCIE

NOTÍCIA

VOLTAR

Sicredi Norte RS/SC apresentou no Prata da Casa porque é uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

Participaram da reunião-almoço mais de 250 pessoas A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE – promoveu, nesta segunda-feira, 12, mais uma edição do seu tradicional Prata da Casa, desta vez sobre a Cooperativa Sicredi Norte RS/SC, apresentada pelo Presidente da Sicredi Norte RS/SC, Adelar José Parmeggiani, e pelo Superintendente Regional Elisandro Luis Marmentini. Participaram da reunião-almoço mais de 250 pessoas. Na abertura do evento, o presidente da ACCIE, Claudionor Mores, apresentou os projetos futuros da Entidade como a relocação do Pavilhão 3, que durante a Frinape 2013 abrigou as empresas da Agroindústria Familiar; a construção do Museu do Imigrante, que irá abrigar também a área administrativa da ACCIE; a construção do Pavilhão de Exposição de Animais, que será viabilizado através de uma parceria entre os governos Federal e Estadual e ACCIE; a produção editorial do Livro Erechim Empreendedor, que será um espaço para os empresários divulgarem seus produtos e suas marcas; a realização da Fenagro, Feira Nacional do Agronegócio; e a realização da Pesquisa Socioeconômica e implantação de Banco de Dados do setor econômico do município, que será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

A palestra da reunião-almoço iniciou com a fala do Presidente da Sicredi Norte RS/SC, Adelar José Parmeggiani, que apresentou uma visão geral do Sistema de Crédito e sua estrutura em âmbito sistêmico. Ele também mostrou a evolução dos principais números da Sicredi. Segundo ele, com mais de 2,5 milhões de associados, o Sistema de Crédito Cooperativo – Sicredi opera com 100 cooperativas de crédito nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia, Goiás e Rio de Janeiro e mais de 1,2 mil pontos de atendimento. Fundada em 14 de abril de 1981, a Sicredi Norte RS/SC na década de 80 a 90 funcionava junto à Cotrel (Credirel). Em 1991 passou a ser Cooperativa de Crédito Rural de Erechim Ltda., Sicredi Erechim. Atualmente, atua no Norte do Estado do Rio Grande do Sul e Oeste Catarinense, através de 36 unidades de atendimento. Com sede em Erechim, a cooperativa conta com mais de 65 mil associados que uniram suas forças através de uma instituição que presta um atendimento diferenciado, resultado de um modelo de gestão financeira transparente e eficaz, que respeita a individualidade de cada sócio, ao mesmo tempo que valoriza o desenvolvimento mútuo.

De acordo com o presidente da Sicredi Norte RS/SC, Adelar José Parmeggiani, são inúmeros os fatores que contribuíram para que nos últimos anos a instituição tivesse um crescimento tão expressivo, principalmente a consolidação da marca Sicredi no cenário nacional, com vários reconhecimentos por parte das mais diversas entidades e organizações. Dando continuidade, o Superintendente Regional Elisandro Luis Marmentini apresentou os resultados e a posição da Sicredi perante os outros bancos, os investimentos realizados em Responsabilidade Social, os patrocínios e as principais distinções e prêmios recebidos pelo Sicredi em 2013, como o mais recente deles: ter sido eleito pelo 3º ano consecutivo como uma das 150 Melhores Empresas para Trabalhar, de acordo com o ranking da Revista Exame e o Guia Você S/A. Informou que o índice de felicidade no trabalho Sicredi ficou em 77,7%. Elisandro também falou sobre o planejamento para 2014 e os desafios que deverão ser enfrentados nos próximos 10 anos, que estão centrados em quatro pilares: Relacionamento, Ciclo do Crédito, Eficiência e Liquidez e Capital. Em 2014, a Sicredi Norte RS/SC implantará um novo modelo de gestão, a Governança Corporativa, que estabelece, entre outros aspectos, a segregação de funções, distinguindo Gestão Estratégica e Gestão Executiva.

DOAÇÃO AO CONSEPRO Antes das perguntas dos presentes, Adelar Parmeggiani anunciou a doação de R$ 12 mil reais ao Consepro e Polícia Civil para auxiliar no reequipamento das organizações que cuidam da segurança pública. O convênio de doação foi assinado pelo presidente do Consepro, Miguel Gotler, e pelo Delegado Regional de Polícia, Gerson Fraga. Ao finalizar, Adelar Parmeggiani afirmou que “um dos papeis da cooperativa, além de prestar serviços financeiros, é ser parceiro da comunidade, ajudar a desenvolver as pessoas proporcionando momentos como este, de troca de informações e conhecimento. Isto somente se torna viável quando o município tem entidades parceiras que abrem as portas para a realização deste tipo de evento”. 12.05.14