Empresas e profissionais para terem sucesso devem contar com um capital humano engajado e comprometido
Diretora do Instituto Brasileiro de Coaching, Alessandra Smaniotto, também ressaltou que os empresários devem investir em seus líderes
Mais de 100 pessoas participaram, na terça-feira, 19 de julho, da palestra promovida pelo Grupo de RH da ACCIE, no Polo de Cultura. A palestrante foi a Diretora do Instituto Brasileiro de Coaching, a Master Coach Trainer Alessandra Smaniotto, que falou sobre “Desenvolvimento em Tempos de Crise”. O ingresso para o evento era 1 Kg de alimento não perecível, sendo que o que foi arrecadado foi entregue para o Mesa Brasil.
Alessandra iniciou sua palestra afirmando que apenas 30% dos funcionários aplicam produtivamente seu talento e energia para promover o progresso da empresa; 50% simplesmente passam seu tempo nela, enquanto o restante 20% mostram seu descontentamento de maneira contraproducente. E a principal causa de desinteresse dos funcionários, segundo o Gallup, é a ineficiência da liderança.
Segundo ela, pessoas certas no lugar certo, trabalhando engajadas em prol dos objetivos, a partir de uma gestão estratégica voltada as competências individuais e ao mesmo tempo colaborativas fazem a diferença numa empresa. Ela defendeu a valorização e reconhecimento das pessoas, acolhendo e estimulando o seu desenvolvimento a partir da recompensa por mérito e destacou que empresas e profissionais para terem sucesso neste momento de incertezas devem contar com um capital humano engajado, comprometido e que desafia as práticas tradicionais e a sabedoria convencional. Alessandra ressaltou que os empresários devem investir em seus líderes. “É preciso capacitá-los e prepará-los para que estejam prontos para inovar e fazer a diferença, pois são eles que tem o papel de engajar a equipe”, destacou.
COMPROMETIMENTO
A Administradora especialista e Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial afirmou que o brasileiro é pouco comprometido e apresentou o resultado de um estudo que revela que só 28% da força de trabalho tem motivação e vínculo com a empresa. No item metas e objetivos claros, 46% dos brasileiros não conhecem os rumos de sua empresa, 37% não entendem como seu papel contribui para que a companhia avance seus objetivos e 44% não sabem quais as ações necessárias para atingir objetivos e crescer na empresa. Para ela, um colaborador comprometido com sentimento de pertencimento (sentir-se parte), compromisso (como fazer isso), orgulho (tem orgulho), conscientização (eu sei disso) e compartilhamento (conto para todos).
Para alavancar o comprometimento, destacou que é necessário respeito e reconhecimento, confiança na liderança, boas oportunidades de crescimento e desenvolvimento e clareza e direcionamento. Conforme enalteceu, “empresas precisam de pessoas com ideias e atitudes para obter resultado”. Deu uma aula de como desenvolver colaboradores através da mudança cultural, engajamento da direção, facilitadores internos, on the job, job rotation e desenvolvimento de seus líderes. E Alessandra foi enfática ao afirmar que não existe resultado e alta performance sem nenhum investimento, sem engajamento, sem conscientização, sem querer, sem direcionamento e sem celebração e reconhecimento.
Finalizando, falou sobre coaching aos presentes, que é um processo de mudança comportamental que tem a ver com a atitude. “É você sair da sua zona de conforto e fazer acontecer. O coaching impulsiona as pessoas a atingir resultados extraordinários em um curto espaço de tempo”, explicou.