ASSOCIE-SE

Agende uma visita conosco e faça parte da ACCIE

NOTÍCIA

VOLTAR

Ações formativas contemplam público do 5º Festival de Dança de Erechim

Encontros são gratuitos e acontecem no Polo de Cultura

da ACCIE, com recursos de acessibilidade

Além das apresentações, que movimentaram mais de 1.400 bailarinos de diferentes estados, o Festival de Dança de Erechim desenvolve ações de formação com oficinas e rodas de conversa abertas ao público. Os encontros são destinados tanto para iniciantes quanto para quem já tem experiência, contemplando faixas etárias e linguagens diferentes, com foco em técnica, criação, produção e mercado da dança. Todas as atividades são gratuitas e acontecem no Polo de Cultura da ACCIE, com foco na inclusão e dispondo de recursos de acessibilidade.

A programação do sábado, 30, teve início às 9h, com oficina de Dança Contemporânea conduzida por Matheus Brusa, integrante da comissão avaliadora do Festival. Diretor artístico, coreógrafo e professor, Brusa abordou a pesquisa de movimento e a musicalidade na composição coreográfica, destacando a criação a partir da música como recurso central.

Às 10h, duas atividades ocorreram simultaneamente. A oficina de Dança do Ventre, orientada por Aline Todeschini, professora e bailarina especializada em Dança Oriental Egípcia, abordou técnicas de quadril, além de introduzir conceitos e referências culturais. Todeschini destacou ainda métodos para identificar e desenvolver a identidade artística no processo de desenvolvimento coreográfico.  “Uma coisa muito importante é fazer pequenos exercícios e experimentações de corpo, processos de improvisação, desde o iniciante até o avançado, não esperar ter muita carga para só então buscar personalidade. Você já tem que ir buscando isso, essa experimentação de corpo mesmo. E buscando inspirações em outras áreas, em outras artes, em outras danças e vendo o que casa. A gente tem que experienciar, porque o corpo não vai perceber formas novas por lugares onde ele nunca passou”, explicou.

No mesmo horário, a formação de Dança Folclórica, conduzida por Cadica Costa, coreógrafa e empresária cultural, apresentou uma fusão entre o flamenco e o tradicionalismo gaúcho. Enfatizando a necessidade de inovação, pesquisa e novos olhares para a cultura, Cadica destacou o potencial das fusões culturais como forma de contribuir para a preservação da cultura e valorização da tradição, junto ao caráter fluído e de transformação.

A partir das 11h, outras duas experiências foram disponibilizadas ao público. A oficina de Iluminação Cênica para Dança, com Maurício Moura, explorou o uso da luz como recurso expressivo, tratando de funções como visibilidade, seletividade, sombra e projeção, além de oferecer material de apoio em formato digital aos participantes. Já a oficina de Jazz Dance, ministrada por Tiago Barros, trabalhou desde movimentos básicos até sequências intermediárias. A atividade contou ainda com interpretação em Libras, ampliando a acessibilidade e reforçando o compromisso do Festival com a inclusão.

            BALLET CLÁSSICO E DANÇAS URBANAS

No período da tarde, a programação seguiu com a oficina de Ballet Clássico, coordenada por Anna Koblova, formada pela Academia Estatal de Coreografia de Moscou, que trabalhou técnicas a partir do Método Vaganova, com foco nos fundamentos básicos do ballet. Também foi realizada a oficina de Danças Urbanas, orientada por Jean Mendes, com ênfase na expressão e na criação coreográfica, finalizada com uma batalha de dança entre os participantes.

Além das práticas corporais, a programação contemplou ainda a palestra sobre Marketing para Dança, ministrada por Fernando Martini. A atividade apresentou estratégias de identidade visual, gestão de redes sociais e valorização da imagem artística, com orientações voltadas a professores, bailarinos, produtores e gestores culturais. Assim como em outras oficinas, a ação contou com tradução em Libras.

As formações seguem no domingo (31), quando acontece o encerramento do Festival. Além das ações formativas e apresentações competitivas, serão entregues as premiações finais, incluindo prêmios de destaque às performances consideradas notáveis ao longo do evento.