ASSOCIE-SE

Agende uma visita conosco e faça parte da ACCIE

NOTÍCIA

VOLTAR

ACCIE inicia captação de recursos para produção do livro Retratos do Passado, Memórias do Presente

Projeto foi aprovado pelo Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac

A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim – ACCIE – está convidando os empresários para canalizarem recursos do Imposto de Renda para patrocinar o Livro Retratos do Passado, Memórias no Presente. Esta publicação, que terá 280 páginas, será composta de fotografias e narrativas apresentando a história da colonização no município de Erechim, resgatando o passado e contextualizando o presente.

Com esta finalidade, a ACCIE aprovou, junto ao Ministério da Cultura, dentro do Programa Nacional de Apoio à Cultura – Pronac –, o projeto nº 108092, denominado Livro: Erechim Retratos do Passado, Memórias no Presente, na modalidade Mecenato, no valor de R$ 217.416,59. A liberação para a captação de recursos foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 5 de janeiro de 2011, e poderá ser feita até o dia 31 de dezembro de 2011.

O patrocínio obedece à legislação de incentivos culturais. Portanto, pode ser deduzido integralmente do saldo devedor de Imposto de Renda devido, respeitando os limites legais. Este é um produto cultural exclusivo, de vida útil indeterminada, que passa de geração em geração. Os livros serão distribuídos gratuitamente às escolas, entidades culturais e à comunidade das regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul, bem como às prefeituras dos 32 municípios do Alto Uruguai.

Segundo o presidente da ACCIE, Mario Luiz Cavaletti, participar de projetos que fomentam a cultura, o resgate das nossas origens e dos povos que colonizaram esta terra, além do comprometimento com a preservação do patrimônio histórico-cultural de nosso município, é contribuir para a história desta região. Conforme relata, ao mesmo tempo em que se constitui em uma homenagem, este livro auxiliará, também, no resgate da memória dos colonizadores e principais fomentadores do nosso desenvolvimento, conscientizando a população da verdadeira importância que a cultura de raiz exerceu na formação histórica e cultural dos povos regionais e seus reflexos até os dias atuais, sendo percebida na distinção dos sistemas de trabalho, na manutenção dos costumes e influenciando o modo de vida das famílias. Apesar das frequentes tentativas de lembrança, esta se constitui, certamente, em uma das maiores oportunidades de reencontrar as raízes e enaltecer as marcas dos nossos antepassados, que desbravaram e indicaram caminhos, geração após geração, até os dias de hoje e para o futuro.

A captação dos recursos já iniciou e as empresas e empresários que quiserem participar deste projeto devem entrar em contato com a ACCIE. A produção do livro está sendo realizada pelos pesquisadores Enori José Chiaparini, Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Maríndia Izabel Girardello, Neivo Ângelo Fabris e Roberto Hachmann.