ASSOCIE-SE

Agende uma visita conosco e faça parte da ACCIE

NOTÍCIA

VOLTAR

Deputado Turra apresenta na ACCIE projeto para solucionar problemas de municípios sem acessos asfálticos

Buscando resolver o problema da falta de ligação asfáltica nos municípios do interior do Estado, o deputado estadual Sérgio Turra (Progressistas) apresentou, na manhã desta sexta-feira, na ACCIE, a convite do presidente Fábio Vendruscolo, o projeto que cria o Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico do Estado do RS (PIAA/RS). Essa foi a primeira reunião do parlamentar para debater o assunto com a comunidade da região do Alto Uruguai.

O evento contou com a presença do prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt; do presidente da AMAU, o prefeito de Marcelino Ramos, Juliano Zuanazzi; de diversos prefeitos da região; do presidente do Credenor, Paulo Sponchiado; secretários municipais e vereadores de Erechim e da Região.

Ao abrir o encontro, o presidente da ACCIE, Fábio Vendruscolo, destacou que apesar de o Estado ser a 4ª economia do país, tem em torno de 65 municípios gaúchos sem ligação asfáltica. Além disso, 104 acessos não têm pavimentação. Lembrou que existem, hoje, na região da AMAU, 11 municípios sem acessos pavimentados, com ligações entre cidades ainda com estradas de terra. Por isso, a importância do projeto que está sendo proposto pelo Deputado Turra.

Turra apresentou os detalhes do Projeto de Lei n° 243/2019 já protocolado na Assembleia Legislativa e que está sendo . O PL segue os moldes da lei de incentivo à segurança: empresários podem destinar parte de seu saldo devedor de ICMS para aplicação nas obras dos acessos asfálticos.

Segundo Turra, “o Projeto PIAA busca solucionar esse grave problema, estimular a economia dos municípios e melhorar a qualidade de vida dos habitantes”, justifica Turra. “É uma proposta concreta para dar agilidade na solução de um problema que se arrasta há décadas. Precisamos romper com a burocracia e atender a demanda da população”, avalia Turra. O deputado explicou que, havendo investidores e um projeto bem fundamentado, a legislação vai facilitar e assegurar a realização das obras.