ASSOCIE-SE

Agende uma visita conosco e faça parte da ACCIE

FRINAPE

VOLTAR

FRINAPE XVI

Frinape XVI

Frinape 2018 foi um grande sucesso, com mais de 400 expositores e um público de mais de 200 mil pessoas

Realizada de 9 a 18 de novembro, no Parque da ACCIE, teve como slogan “100 anos de sonhos e união. O Erechim que acontece”. A cada nova edição, a Frinape consolida-se com louvor no ramo das feiras, como uma das maiores feiras multissetoriais do Norte do Estado.

Desde a 1ª edição, no ano de 1966, a Feira tem sido realizada com a participação da comunidade regional, que busca, a cada nova edição, uma maior valorização e divulgação de seus potenciais, e alavancar não só negócios, mas, principalmente, motivação para o desenvolvimento regional.

A Frinape 2018 é promovida pela ACCIE e Prefeitura de Erechim, com apoio institucional de várias entidades. Tem como presidente Fábio Vendruscolo e Presidente de Honra o prefeito Luiz Francisco Schmidt. O Patrono é Claudionor José Mores e os homenageados são os ex-prefeitos Eloi João Zanella, Antonio Dexheimer e Paulo Alfredo Polis.

A Frinape 2018 permaneceu, em sua 16ª edição, com o seu caráter regional, porém, excepcionalmente, em razão do Centenário de Erechim, a escolha da Rainha da Feira foi feita com candidatas somente de Erechim. O Parque da ACCIE recebeu mais de 200 mil acessos durante a realização da Frinape 2018. Visitantes de Erechim e de toda Região do Alto Uruguai, assim como dos Estados de Santa Catarina e Paraná e, mesmo, de estados mais distantes, como São Paulo e Minas Gerais.

Foram mais de 400 expositores espalhados pelos seguintes espaços: Pavilhão 1, 2 e 2B, da Indústria e Comércio; Pavilhão da Agricultura Familiar; Fenagro; Fenamate; Salão da Inovação; Cidade da Cultura; estandes externos; Espaço Institucional – ACCIE, Prefeitura, Câmara de Vereadores, Comissão Social e Imprensa.

A Feira disponibilizou uma estrutura de cinco restaurantes no Polo de Cultura, servindo pratos da culinária Israelita, Polonesa, Italiana, Alemã e Gaúcha, mais lancherias e sorveterias na Praça de Alimentação e food trucks. A grande novidade desta edição foi a cobertura permanente da Praça da Alimentação, em uma área total de 500 metros quadrados.

Uma das novidades deste ano foi o aplicativo da Frinape 2018. Todas as informações da feira podiam ser encontradas em um único lugar. Para isso, bastava fazer o download do aplicativo oficial que estava disponível para todos os celulares (IOS, Android).

Outra novidade foram portões abertos, sem cobrança de entrada, ficando apenas os grandes shows com cobrança de ingresso, que foram realizados novamente em uma grande arena coberta.

Reuniu, nos mais de 150 mil m² de área do Parque da ACCIE, uma estrutura fantástica abrigando o Polo de Cultura, 5 palcos para shows (Palco 1 – Palco da Alegria – Polo de Cultura 1º Andar; Palco 2 – Palco da Magia – Polo de Cultura – 3º Andar; Palco 3 – Praça da Cultura – em frente ao Polo); Palco 4 – Fenamate e Palco 5 – Grandes shows com área totalmente coberta para abrigar cerca de 12 mil pessoas; área para parque de diversão, exposição de animais de grande e pequeno porte, além de ampla área de circulação.

Conforto, segurança e moderna infraestrutura foram garantias que o Parque da ACCIE ofereceu aos expositores e visitantes da Frinape 2018. Estacionamento e segurança diferenciada foram facilidades que a estrutura do parque ofereceu a todos os expositores.

A Frinape 2018 contou com uma diversificada agenda de shows, que foram pensados e escolhidos de maneira a atrair um público diferenciado à feira, de todas as idades.

CORTE DA FRINAPE 2018
A Corte da Frinape 2018 é integrada pela Rainha Talita Stefani Lorenzetti e pelas Princesas Naíra Eliza Menegat e Patrícia Pilar Kubiak. Elas foram as vencedoras do Concurso de Escolha da Rainha da Frinape 2018, iniciado em junho deste ano, que contou com quatro avaliações: prova escrita sobre economia, cultura e história regional e das Frinapes; entrevista cultural e teste de vídeo; desfile de rua; e desfile de passarela.

A Corte da Frinape 2018 é completada com as princesas étnicas: Princesa Afro-brasileira: Kelly Roberta dos Santos Struns; Princesa Alemã: Júlia Bertolla Bichoff; Princesa Israelita: Luíza Roismann; Princesa Italiana: Sabrina Dalla Rosa; Princesa Nativa: Meridielli Cristina Braga; Princesa Polonesa: Eduarda Szynkaruk Forest; e Prenda: Laura Laís Durli.

GRANDES SHOWS
Os grandes shows que se apresentaram durante a Frinape 2018 foram: Maiara & Maraísa, dia 10/11; Alok, 14/11, e Henrique & Juliano, 17/11.

Ainda na área de atrações o público pode acompanhar a apresentação do Grupo do Bola, 16/11, e no domingo, dia 11, parte do festival infantil., que por problemas técnicos no gerador de energia elétrica foi interrompido, porém reprisado no domingo, dia 18/11, também à tarde.

A Frinape também contou com o Festival Bota Amarela, que foi realizado no palco principal: 12/11 – Coração Gaúcho e Os 4 Gaudérios; 13/11 – Chiquito e Bordoneio e Banda Passarela; e 18/11 – Os Monarcas, culminando com o encerramento da feira.

MESA BRASIL
Nos dias 11 (domingo), 15 (quarta) e 18 (domingo), a entrada na Frinape 2018 foi mediante doação de alimentos não perecíveis. Para essa ação, se contou com a parceria do Sesc, através do Mesa Brasil, que fez, após, a doação para entidades assistenciais de Erechim. Um gesto de solidariedade para as organizações sociais da cidade.

FENAGRO
A Fenagro, Feira Nacional do Agronegócio, foi uma área destinada a expositores que atuam na área de tecnologias de plantio, preparo de solos, variedades de cultivares, insumos agrícolas, máquinas e equipamentos para agricultura de precisão. Também tecnologias com animais, qualidade e produtividade, genética, nutrição, manejos e morfologia. Participaram instituições de pesquisa e houve espaço para exposição morfológica de cavalo crioulo, exposição e comercialização de ovinos, caprinos, exposição e julgamento de gado leiteiro, e campo técnico demonstrativo, além de eventos técnicos.

Uma ação inédita foi a realização do 1º Remate de Gado de Corte realizado no dia 10 de novembro, às 15h, com a inscrição de mais de 300 animais.

O pavilhão de exposição de animais teve mil metros quadrados.

Em alguns espaços foram demonstradas ações de Extensão Rural praticadas pela Emater/RS-Ascar. Um dos atrativos foi o “Caminhos da Sustentabilidade”, onde os visitantes puderam ver na prática o sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na horta, no pomar e na jardinagem, além de compostagem e exposição de abelhas sem ferrão.

No mesmo espaço, houve demonstração de processamento artesanal de frutas, de condimentos e secagem de plantas medicinais. Também estavam expostas as diversas formas de aproveitamento de frutas em geleias, compotas, cristais de gengibre, abobara cristalizada, que foram preparadas no Centro de Treinamento de Agricultores de Erechim (Cetre).

O público também pode receber orientações e tirar dúvidas sobre energia fotovoltaica, reflorestamento e sobre produção de morangos em estufas no sistema irrigado.

A Emater/RS-Ascar e o Núcleo de Cooperativismo do Alto Uruguai promoveram a 2ª Feira da Agrobiodiversidade e o 6ª Simpósio de Cooperativismo, no dia 13 de novembro. O evento aconteceu no CTG Sentinela da Querência, junto à Frinape, onde estava instalado o Salão da Inovação.
A Fenagro se completou com demonstração de robótica, visando a automação para servir ração para suínos e em aviários, que é uma tendência à substituição do uso da mão-de-obra.

Houve shows de equitação e shows especiais com adestradores de cães. Além de palestras, aconteceu demonstração com relação aos ovinos para aproveitamento de seus subprodutos, além do produto principal que é a lã, demonstração de artesanato e até equipamentos para trabalhar a lã.

O Parque de Exposições da ACCIE ainda foi sede da 8ª Exposição Morfológica de Cavalos Crioulos do Núcleo Alto Uruguai de Criadores de Cavalos Crioulos – NAUCCC -. O evento se realizou de 15 a 18 de novembro.

PAVILHÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR
O pavilhão destinado à agricultura familiar, na Frinape 2018, abrigou mais de 60 expositores, sendo a maioria de agroindústrias de Erechim e Região assistidas pela Emater/RS-Ascar. No local, os expositores comercializaram produtos como embutidos, farináceos, cana-de-açúcar, queijos, doces, chimias, derivados de leite, derivados de uva, além de artesanatos

Uma novidade desta edição, foi a instalação de um Café Colonial nos fundos do pavilhão, para degustação dos visitantes, mediante aquisição de fichas de ingresso.

CIDADE DA CULTURA
A Cidade da Cultura foi, mais uma vez, uma das grandes atrações da Frinape 2018. Crianças e pessoas de todas as idades encontraram uma programação diversificada de divulgação cultural, artística e de caráter educacional.

Sua infraestrutura estava instalada em todos os andares do Polo de Cultura, do hall de entrada ao Salão de Eventos, no último piso. Definida como o ”Centro de criação, participação e divulgação cultural artística, lúdica e histórica”, a Cidade da Cultura foi um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades diversificadas, inserindo-se na proposta ”Erechim 100 anos – construindo sonhos, realizando projetos“.

O “Erechim que acontece”, na Cidade da Cultura, ofereceu uma rica e diversificada programação. Em todas as atividades propostas, buscou-se resgatar e divulgar a arte, a cultura, os feitos históricos da nossa gente, as suas mais caras tradições, envolvendo artistas, cantores, músicos, grupos étnicos, corais, orquestras, bandas – de Erechim e Região e, outros vindos de fora, para enriquecer e complementar uma rica programação.

Na Cidade da Cultura, Frinape 100 anos, foram reconstruídos os “Caminhos de Erechim”, desde sua concepção como cidade planejada, sua colonização orientada pelo governo do estado e executada por empresas colonizadoras, a miscigenação étnica que constituiu a população, sua emancipação, sua arquitetura, chegando à indústria e comércio, passando pela educação, saúde, religião, concluindo com aspectos da vida cultural e social. Nas quatro salas do segundo piso da Cidade, estaravam as Estações do Trem: nelas foram desenvolvidas atividades variadas – expressões literárias, oficinas de criação e recriação da arte e da expressão corporal, linguagens visuais, contação de histórias, rodas de conversa e bate-papos sobre a história da cidade, com presença de debatedores e pessoas que vivenciaram os principais eventos acontecidos.

Momentos de grande emoção foram vividos no espaço dedicado à reconstituição do “Café Grazziotin” – o grande ponto de convergência da cidade, durante várias décadas. Nesse espaço, os “Grazziotineiros” (como foram denominados os antigos frequentadores do Café), tiveram oportunidade de relembrar, com muita emoção, momentos vividos e que marcaram suas vidas, de repassar suas vivências para as gerações atuais.

Na Cidade da Cultura foi rememorada e recontada a história dos 100 anos de Erechim, a história da cidade e de seus construtores, oportunizando, desta forma, que pessoas de todas as idades pudessem experimentar, ver, sentir, relembrar e reviver belos momentos.

Uma eclética programação foi elaborada, buscando contemplar as diferentes formas de expressão artístico-cultural e étnica.

Nos auditórios do 1º e 3º pisos do Pólo de Cultura, shows para todos os gostos e idades. A programação foi, sem dúvida, a marca registrada desta edição da Cidade da Cultura – Frinape 2018.

FENAMATE
Dentro da programação da Frinape 2018, como já é tradicional, foi realizada a Fenamate, evento que comemora a erva-mate, contribuindo para a divulgação e valorização deste produto que orgulha o Estado do Rio Grande do Sul por dar origem ao principal símbolo gaúcho de hospitalidade, tradição e cultura: o chimarrão.

O evento foi realizado no Galpão do Gaúcho, nova construção típica em madeira, onde foram realizados pequenos shows e a distribuição do tradicional chimarrão, a todas pessoas que chegaram até o parque e queiram saborear um bom mate e celebrar um encontro de amigos.

A Escola do Chimarrão esteve presente, difundindo seus ensinamentos e conhecimentos.

A programação contemplou, ainda, apresentações artísticas: Da Capo Coral, Luana Pietzke, Shana Müller, Timbre do Pampa, Show Ítalo Brasileiro com Délcio Tavares, Os Gaudérios, Renata Ferreira, Matinê Musical com Enori Chiaparini, entre outras.
O local ainda abrigou a Sessão Solene de Homenagens da Câmara de Vereadores, especial 100 anos, e o Leilão das obras de arte da Aquarela – Associação dos Autistas de Erechim.

SALÃO DA INOVAÇÃO
Uma das grandes novidades da Frinape 2018 foi o Salão da Inovação, que esteve sob a coordenação da Comissão de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologias,. A programação arrojada e recheada de novidades foi pensada com foco em seis objetivos que se buscavam ser alcançados: gerar negócios entre empresas, integrar entidades com a comunidade, capacitação profissional, aproximação dos jovens à educação profissional, fomentar iniciativas empreendedoras e aproximar a sociedade ao novo mundo da tecnologia e da inovação.

A localização do Salão da Inovação foi no CTG Sentinela da Querência, que nesta edição da Frinape se integrou ao Parque da ACCIE para a realização deste evento que contou, ainda, com a participação de unidades educacionais e entidades. Entre elas URI, Erechim Sesc, Sesi, Senac, Sebrae, Faculdade Ideau, Uergs, IFRS, UFFS, Colégio Marista Medianeira, Incubadora Tecnológica, CDL Erechim, Sindivest, Unindústria, Sicredi e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, entre outras. Estas organizações, além de atividades conjuntas, também promoveram workshops e ações pontuais em seus estandes. Foram trabalhadas questões para geração de negócios entre empresas e capacitação profissional, assim como foram fomentadas iniciativas empreendedoras e inovadoras.

INFRAESTRUTURA
Na área da infraestrutura, foram investidos valores para a cobertura permanente da Praça de alimentação, numa área de 500 metros quadrados, onde estão as oito cozinhas da feira, sendo uma obra importante, pois qualquer outro evento realizado no Parque, grande ou pequeno, poderá usufruir desta estrutura.

Os pavilhões do comércio, indústria e comércio passaram por adequações na questão de acessibilidade com rampas e recuos. No Pavilhão 2 foi edificada uma marquise, que serviu de abrigo para quem expõe no subsolo, garantindo maior proteção aos expositores em caso de chuva. O espaço, no nível do Pavilhão, se transformou em uma grande sacada, com grade de proteção.

O palco onde antigamente eram realizados os shows foi derrubado e aterrado por falta de acessibilidade. A ponte do rally foi relocada, onde era antigamente. Neste espaço foram construídas 20 baias para animais para a Fenagro,.

Nesta edição da Feira houve ampliação de estacionamentos para os expositores e um novo acesso para abastecimento do parque e entrada de animais, que correspondeu ao Portão 7.

Também foi construído o Galpão do Gaúcho, que abrigou a Fenamate. A obra ficará permanente no Parque para utilização também durante o Acampamento Farroupilha e outros eventos.

ENTRETENIMENTO
Na área do entretenimento, além da vasta programação artística e cultural, a Feira ainda contou com Parque de Diversões, com muitos brinquedos, e Helicóptero para voos locados pelos visitantes.

O fornecedor de bebidas oficial foi a Disfonte, distribuidor Ambev.

SERVIÇOS DISPONÍVEIS NA FEIRA
Os seguintes serviços estavam disponívels para os visitantes gratuitamente:
Atendimento Médico
Unimed e Hospital de Caridade de Erechim
Bombeiros
Brigada Militar
Polícia Civil