1° Seminário sobre Saúde do Trabalhador aborda prevenção e promoção de saúde no ambiente de trabalho
Evento foi promovido pela ACCIE e Unimed Erechim
Profissionais das áreas de segurança e medicina do trabalho, de Recursos Humanos e médicos participaram na última sexta-feira, 22, do 1º Seminário sobre Saúde do Trabalhador, promovido pela Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim e Unimed Erechim. O evento, realizado no Pólo de Cultura, teve início pela manhã, com palestra direcionada aos gestores de empresas; seguiu à tarde para técnicos e encerrou à noite, no Espaço Vida Unimed, com médicos cooperados e da rede pública. O objetivo do evento era apresentar e discutir questões atuais relacionadas à Saúde e Trabalho, com ênfase em estratégias de investimento em saúde e segurança, redução de acidentes e doenças do trabalho que geram absenteísmo e o papel das equipes multidisciplinares de medicina na prevenção e promoção da saúde.
O palestrante do Seminário foi o Dr. Luiz Fernando Hormain, Médico do Trabalho pós-graduado na Fundacentro/SP, extensão na França, USA e Itália, Ergonomista, Professor Universitário, autor da obra “Técnicas de Controle do Stress Laboral”, já em sua quarta edição, com 25 mil exemplares. Conforme o palestrante, a iniciativa buscou congregar técnicos das áreas da saúde e da segurança para uma capacitação e também conscientização para a construção de um novo modelo de atenção ao trabalhador com enfoque na prevenção de acidentes e doenças.
Segundo o especialista, pela manhã, o evento foi direcionado para gestores de empresas, diretores e empresários, onde foram abordadas questões relativas à nova legislação previdenciária sobre Nexo Técnico Epidemiológico e Fator Acidentário de prevenção e o impacto sobre os encargos que as empresas têm com essa nova legislação. Também foram discutidas as estratégias que as empresas têm que implementar para reduzir este impacto econômico, sobre o percentual sobre a folha de pagamento das empresas. Conforme explicou o Dr. Hormain, estas estratégias estão todas ligadas à prevenção e promoção da saúde e da segurança no ambiente do trabalho.
A palestra da tarde foi direcionada aos técnicos, médicos do trabalho, engenheiros do segurança, fonoaudiólogos, assistentes sociais, técnicos de segurança e esteve focada nas estratégias e políticas para a diminuição de fatores que geram o afastamento do trabalhador . Durante mais de duas horas, os profissionais debateram questões sobre gestão para melhoria na área de saúde e segurança do trabalho.
À noite, o Seminário foi direcionado aos médicos, médicos do trabalho e de outras especialidades cooperados da Unimed Erechim e da rede pública que atuam em postos de saúde ou no Cerest. O tema central foi o papel das equipes multidisciplinares no atendimento à saúde do trabalhador. De acordo com o palestrante, as equipes multidisciplinares devem ser formadas por médicos, engenheiro de segurança, técnico de segurança, enfermeiro do trabalho psicólogo organizacional e fisioterapeuta do trabalho, sendo a atuação focada na promoção da saúde do trabalhador.